SJC Airport e VertiMob: parceria estratégica para implantar o primeiro vertiporto da América Latina em São José dos Campos
A VertiMob Infrastructure, comunica a assinatura de um Memorandum of Understanding (MoU) com o aeroporto internacional de São José dos Campos, operado pela SJK Airport, visando uma parceria para a implantação do primeiro Vertiporto da América Latina nesse aeroporto. Além disso, as duas entidades combinarão esforços para desenvolver o ecossistema de Advanced Air Mobility (AAM) no estado de São Paulo, transformando a vida de milhares de pessoas com o inovador e futuro modal de transporte urbano, posicionando o Brasil como um dos países pioneiros na adoção do transporte por eVTOL.
A ideia por trás da utilização dos eVTOLs como modal de transporte aéreo urbano é que sejam significativamente mais baratos, eficientes, sustentáveis e com menor impacto ambiental comparados aos helicópteros. Para permitir a escalabilidade e a democratização dos serviços, a infraestrutura precisa ser adaptada, pois os helipontos têm vários desafios e a maioria não pode ser eficiente economicamente ou atender os futuros requisitos regulatórios. Os principais desafios dos helipontos são: Posicionamento: Embora localizados em áreas de alta demanda, os helipontos de São Paulo estão em edifícios comerciais, dificultando o acesso rápido dos passageiros e tornando a viagem de eVTOL menos vantajosa. Facilitação de passageiros: Sistemas de segurança despadronizados e o alto fluxo de pessoas nos edifícios comerciais podem congestionar o acesso por elevadores, causando atrasos. Grid elétrico: Carregar rapidamente as baterias das aeronaves exige uma capacidade elétrica potente, o que pode ser caro e inviável nos helipontos. Infraestrutura: A maioria dos helipontos possui apenas uma área de pouso e decolagem, sem espaço para estacionamento, tornando-os inviáveis como vertiportos públicos e suscetíveis a atrasos e cancelamentos em cascata. Segurança operacional: Combater incêndios em aeronaves movidas à bateria exige grandes volumes de água e equipamentos de proteção específicos, que podem não estar disponíveis nos helipontos. A VertiMob pretende resolver esses problemas implantando vertiportos a 10 minutos das zonas de alta demanda em São Paulo, com processamento rápido e eficiente de passageiros e aeronaves. A empresa utilizará tecnologias de reconhecimento facial, um grid elétrico robusto e processos de segurança operacional que atendam ou excedam os requisitos regulatórios. Com os vertiportos da VertiMob, será possível escalar os serviços de transporte aéreo urbano de maneira segura e eficiente para todos os stakeholders.
No SJK Airport, o vertiporto experimental será implantado na área de teste de motores (run-up area), que já é pavimentada e adequada para essa iniciativa. Isso promoverá a conectividade aérea, a mobilidade urbana e fomentará o crescimento econômico e tecnológico da região.
A implantação do vertiporto no SJK Airport está programada para começar em 2025 e pode levar até 2 anos, conforme os critérios do edital do sandbox regulatório da ANAC. Este projeto fortalecerá a posição de São José dos Campos como um centro de inovação aeroespacial e abrirá novas oportunidades para colaborações futuras e desenvolvimento tecnológico na região.
Sobre as empresas parceiras:
O SJK Airport (www.sjkairport.com) é a concessionária do Aeroporto Internacional de São José dos Campos/SP, o quarto aeroporto de grande porte da macrometrópole de São Paulo, um dos maiores e mais movimentados mercados de transporte aéreo do mundo.
A VertiMob Infrastructure (www.vertimob.com) é uma startup de tecnologia aeroespacial dedicada ao desenvolvimento de infraestruturas para operação de eVTOLs, promovendo a mobilidade urbana sustentável com soluções inovadoras e eficientes para apoio ao novo modal. (Fonte e fotos: VertMob Infrastructure/Divulgação).