Profissionais de museus ganham mais proteção com nova lei
A estagiária Tamires realiza mediação no atendimento a grupo escolar que visita a exposição de longa duração no museu – Foto: Divulgação.
Discutir a importância da nova lei (14.846/24) que cria medidas de proteção para o profissional que atua em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória. Este é o enfoque do Terças com Museologia, deste mês, realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos.
O encontro acontecerá nesta terça-feira (28), das 9h30 às 11h, de forma virtual, com transmissão pelo Google Meet. O encontro será conduzido pela museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi. As inscrições devem ser feitas por este link.
Impacto positivo
“Pretendemos abordar os principais aspectos da lei e seu impacto positivo na museologia, destacando a importância de medidas que garantam a saúde e segurança dos profissionais do setor”, enfatiza Mariana.
O trabalho em museus expõe constantemente seus profissionais a diferentes agentes biológicos que podem prejudicar a saúde. Tradicionalmente, a conservação preventiva é pensada com o objetivo de proteger as peças dos acervos.
“No entanto, é importante considerar a proteção individual dos trabalhadores que lidam diretamente com estes acervos”, reforça a museóloga.
O programa Terças com Museologia é realizado toda última terça-feira do mês e é voltado a pesquisadores, professores, educadores e outras pessoas interessadas nos assuntos abordados.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Olivo Gomes, 100 – Santana
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354