Centro Universitário Senac – Campos do Jordão realiza experiência imersiva na cultura gastronômica da Serra da Mantiqueira
Nos dias 9 e 10 de abril, a Imersão Senac leva ao público o conhecimento da cultura e da gastronomia local, com degustações, visitas a produtores da região e encontros com chefs como Anouk Migotto, do Casa Bambuí.
Organizada pelo Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, a Imersão Senac – Expedição Gastronomia da Mantiqueira é uma vivência para quem quer conhecer roteiros turísticos e gastronômicos pouco explorados e ter contato com profissionais renomados e produtores locais. Ela acontece nos dias 9 e 10 de abril, em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, e é voltada para todos os públicos, desde estudantes até profissionais da área, além de curiosos e amantes da gastronomia.
Ao longo da experiência, os participantes serão acompanhados pela chef Anouk Migotto, sócia-proprietária do Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, e a comandante da cozinha do Casa Bambuí, em Campos do Jordão. O programa conta ainda com workshops, paineis, expedições por fazendas locais e degustações de comidas e bebidas da região.
No primeiro dia, iniciando a Imersão Senac, o chef do Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac, Guilherme Benega, realiza workshop e fala de sua trajetória. Em seguida, uma conversa sobre a cultura e o território da Serra da Mantiqueira será conduzida pelos docentes do Senac São Paulo, Fernando de Oliveira e Daniel Sales, e pela chef Anouk Migotto, em um momento em que os participantes provarão alimentos e bebidas da região, entre outras atividades.
Já no segundo dia, está prevista, por exemplo, uma visita e expedição com o produtor ZalaZ à Fazenda Santa Terezinha, em Paraisópolis, também no interior de São Paulo, com almoço harmonizado, além de degustação de cachaças. A programação completa está disponível no site do Senac São Paulo, onde podem ser feitas as inscrições. As vagas são limitadas e o grupo terá até 20 participantes.
O investimento total da experiência é de R$1.400 e inclui workshop, coffee de boas-vindas, além de transporte para a expedição, visitas guiadas a produtores locais, degustações e o almoço do dia 10 de abril. Ao final da vivência os membros do grupo terão também um certificado de participação.
Imersão Senac
É um serviço oferecido pela instituição que promove um contato imersivo com variados temas estratégicos que serão abordados de maneira prática e objetiva, atendendo demandas do mercado de trabalho ao mesmo tempo em que proporciona vivências turísticas e gastronômicas aos participantes.
A Imersão Senac possibilita que a instituição compartilhe com o seu público conhecimento e experiências únicas, sempre apoiada em sua reconhecida expertise educacional e contando com as unidades e campi com estruturas de excelência distribuídas pelo Estado de São Paulo, como o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, e os Hotéis-escola Senac: o Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão. A iniciativa reflete o compromisso contínuo do Senac com a inovação educacional e a busca constante por formas inovadoras de proporcionar educação de alta qualidade.
Serviço
Data: 9/4/2025 e 10/4/2025 | das 8h às 19h
Local do evento: Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Atalaia – Campos do Jordão – SP, 12475-020
Valor: R$ 1.400
Inscrições: site Senac São Paulo
Dúvidas: pelo telefone (12) 3668-3001
Informações para a imprensa
In Press Porter Novelli
Carolina Bessa
Tel.: (11) 99104 3184
carolina.villafranca@temp.inpresspni.com.br
Idee Informação Corporativa
Estela Vesaro
(12) 99126-5574
estela@ideecorporativa.com.br
A origem do nome Campos do Jordão
Foi no ano de 1771 que Inácio Caetano Vieira de Carvalho chegou à Serra Preta na Mantiqueira e fundou a Fazenda Bom Sucesso. Em 1823, Inácio faleceu e deixou sua fazenda para herdeiros que a hipotecaram ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.
Depois disso, a Fazenda passou a ser chamada de Fazenda Natal. Brigadeiro Jordão era o homem que possuía o maior número de terras da região, assim, elas ficaram conhecidas como os Campos do Jordão, daí o nome da cidade.
Os herdeiros de Brigadeiro Jordão venderam suas terras em porções pequenas para diversos compradores, e foi em 29 de abril de 1874 que o português Matheus da Costa Pinto, um desses compradores, construiu e inaugurou uma venda, uma pensão, um pouso, uma capela e uma escola, nascendo, a partir disso, a Vila de São Matheus do Imbiri.
A vila se desenvolveu com muita rapidez, atraindo pessoas que fundaram novas vilas. Em 1922, construíram a Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Em 16 de junho de 1934, Campos do Jordão tornou-se município e já em 1944 teve sua própria comarca.
Em 1938, Adhemar de Barros decidiu construir, além de sua casa de campo, uma sede de veraneio do Governo do Estado, em Campos do Jordão. A construção foi concluída em 1964 e, nesse mesmo ano, foi inaugurado o Palácio da Boa Vista, contando com a presença do Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, anfitrionado pelo Governador Adhemar de Barros.
Atualmente, Campos do Jordão é conhecida por diversos títulos, como Suíça Brasileira, A Cidade dos Festivais, O Melhor Clima do Mundo, Montanha Mágica, entre outros.
Campos do Jordão é uma cidade turística, com diversas atrações, entre elas o famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão. Também é uma cidade famosa pelo clima frio e aconchegante, com diversos bares e restaurantes, chocolates, muita natureza e uma grande variedade de hotéis e pousadas, entre eles, a Pousada Villa Amistà, que conquistou o prêmio Travellers’ Choice 2021, pela Tripadvisor. O prêmio é concedido aos melhores nas categorias destinos, hotéis, atrações e restaurantes mais visitados, com base nas experiências dos viajantes.
Conheça a Ducha de Prata em Campos do Jordão
A Ducha de Prata proporciona um cenário incrível, sendo um dos pontos turísticos mais visitados em Campos do Jordão.
A Ducha de Prata, em Campos do Jordão, é um dos destinos turísticos mais tradicionais da cidade, que combina a beleza das cachoeiras com a conveniência de estar dentro da cidade. O local recebe muitos visitantes interessados em ouvir o barulho relaxante das águas e tirar belas fotos.
Inclua o passeio em seu roteiro ao visitar Campos do Jordão e você será recompensado com lembranças inesquecíveis de um dos lugares mais belos de São Paulo.
Tudo sobre a Ducha de Prata em Campos do Jordão
Campos do Jordão, a “Suíça Brasileira”, é um dos destinos mais charmosos do estado de São Paulo, conhecido por suas paisagens deslumbrantes, clima ameno e arquitetura europeia. No meio dessa joia da Serra da Mantiqueira, encontra-se a Ducha de Prata, um dos pontos turísticos mais procurados da região.
A Ducha de Prata é um conjunto de duchas artificiais formadas através do represamento do Ribeirão das Perdizes, é um dos pontos turísticos mais antigos da cidade de Campos do Jordão. O local é bem tradicional na cidade e encanta os visitantes com sua beleza e singularidade. No local você pode encontrar as seguintes atrações:
-
Cascata das águas prateadas: O espetáculo principal é a cascata que desce por grandes pedras, criando um ambiente mágico e refrescante. Você pode se aproximar da base da queda d’água e admirar toda a natureza ao redor.
-
Atividades: Na Ducha é possível se divertir em atividades como a tirolesa, arvorismo e arco e flecha, realizados próximo das copas das árvores, o que dá a oportunidade de curtir a paisagem de uma maneira diferente.
-
Mirantes panorâmicos: A Ducha de Prata oferece diversos mirantes com vistas espetaculares das montanhas e do vale, sendo um ótimo local para tirar fotos e apreciar o pôr do sol.
-
Lojas de lembrancinhas e souvenirs: Ao redor da Ducha de Prata você encontrará lojinhas que vendem artesanato local, roupas de lã e objetos decorativos, perfeitos para levar uma lembrança de sua visita.