NOTÍCIAS DE CAMPOS DO JORDÃO

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão realiza experiência imersiva na cultura gastronômica da Serra da Mantiqueira

 

Nos dias 9 e 10 de abril, a Imersão Senac leva ao público o conhecimento da cultura e da gastronomia local, com degustações, visitas a produtores da região e encontros com chefs como Anouk Migotto, do Casa Bambuí.

 

Organizada pelo Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, a Imersão Senac – Expedição Gastronomia da Mantiqueira é uma vivência para quem quer conhecer roteiros turísticos e gastronômicos pouco explorados e ter contato com profissionais renomados e produtores locais. Ela acontece nos dias 9 e 10 de abril, em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, e é voltada para todos os públicos, desde estudantes até profissionais da área, além de curiosos e amantes da gastronomia.

Ao longo da experiência, os participantes serão acompanhados pela chef Anouk Migotto, sócia-proprietária do Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, e a comandante da cozinha do Casa Bambuí, em Campos do Jordão. O programa conta ainda com workshops, paineis, expedições por fazendas locais e degustações de comidas e bebidas da região.

No primeiro dia, iniciando a Imersão Senac, o chef do Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac, Guilherme Benega, realiza workshop e fala de sua trajetória. Em seguida, uma conversa sobre a cultura e o território da Serra da Mantiqueira será conduzida pelos docentes do Senac São Paulo, Fernando de Oliveira e Daniel Sales, e pela chef Anouk Migotto, em um momento em que os participantes provarão alimentos e bebidas da região, entre outras atividades.

Já no segundo dia, está prevista, por exemplo, uma visita e expedição com o produtor ZalaZ à Fazenda Santa Terezinha, em Paraisópolis, também no interior de São Paulo, com almoço harmonizado, além de degustação de cachaças. A programação completa está disponível no site do Senac São Paulo, onde podem ser feitas as inscrições. As vagas são limitadas e o grupo terá até 20 participantes.

O investimento total da experiência é de R$1.400 e inclui workshop, coffee de boas-vindas, além de transporte para a expedição, visitas guiadas a produtores locais, degustações e o almoço do dia 10 de abril. Ao final da vivência os membros do grupo terão também um certificado de participação.

Imersão Senac

É um serviço oferecido pela instituição que promove um contato imersivo com variados temas estratégicos que serão abordados de maneira prática e objetiva, atendendo demandas do mercado de trabalho ao mesmo tempo em que proporciona vivências turísticas e gastronômicas aos participantes.

Imersão Senac possibilita que a instituição compartilhe com o seu público conhecimento e experiências únicas, sempre apoiada em sua reconhecida expertise educacional e contando com as unidades e campi com estruturas de excelência distribuídas pelo Estado de São Paulo, como o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, e os Hotéis-escola Senac: o Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão. A iniciativa reflete o compromisso contínuo do Senac com a inovação educacional e a busca constante por formas inovadoras de proporcionar educação de alta qualidade.

Serviço

Data: 9/4/2025 e 10/4/2025 | das 8h às 19h

Local do evento: Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Atalaia – Campos do Jordão – SP, 12475-020

Valor: R$ 1.400

Inscrições: site Senac São Paulo

Dúvidas: pelo telefone (12) 3668-3001

Informações para a imprensa

In Press Porter Novelli

Carolina Bessa
Tel.: (11) 99104 3184
carolina.villafranca@temp.inpresspni.com.br

Idee Informação Corporativa

Estela Vesaro

(12) 99126-5574

estela@ideecorporativa.com.br

A origem do nome Campos do Jordão

Foi no ano de 1771 que Inácio Caetano Vieira de Carvalho chegou à Serra Preta na Mantiqueira e fundou a Fazenda Bom Sucesso. Em 1823, Inácio faleceu e deixou sua fazenda para herdeiros que a hipotecaram ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.

Depois disso, a Fazenda passou a ser chamada de Fazenda Natal. Brigadeiro Jordão era o homem que possuía o maior número de terras da região, assim, elas ficaram conhecidas como os Campos do Jordão, daí o nome da cidade.

Os herdeiros de Brigadeiro Jordão venderam suas terras em porções pequenas para diversos compradores, e foi em 29 de abril de 1874 que o português Matheus da Costa Pinto, um desses compradores, construiu e inaugurou uma venda, uma pensão, um pouso, uma capela e uma escola, nascendo, a partir disso, a Vila de São Matheus do Imbiri.

A vila se desenvolveu com muita rapidez, atraindo pessoas que fundaram novas vilas. Em 1922, construíram a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Em 16 de junho de 1934, Campos do Jordão tornou-se município e já em 1944 teve sua própria comarca.

Em 1938, Adhemar de Barros decidiu construir, além de sua casa de campo, uma sede de veraneio do Governo do Estado, em Campos do Jordão. A construção foi concluída em 1964 e, nesse mesmo ano, foi inaugurado o Palácio da Boa Vista, contando com a presença do Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, anfitrionado pelo Governador Adhemar de Barros.

Atualmente, Campos do Jordão é conhecida por diversos títulos, como Suíça Brasileira, A Cidade dos Festivais, O Melhor Clima do Mundo, Montanha Mágica, entre outros.

Campos do Jordão é uma cidade turística, com diversas atrações, entre elas o famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão. Também é uma cidade famosa pelo clima frio e aconchegante, com diversos bares e restaurantes, chocolates, muita natureza e uma grande variedade de hotéis e pousadas, entre eles, a Pousada Villa Amistà, que conquistou o prêmio Travellers’ Choice 2021, pela Tripadvisor. O prêmio é concedido aos melhores nas categorias destinos, hotéis, atrações e restaurantes mais visitados, com base nas experiências dos viajantes.

Conheça a Ducha de Prata em Campos do Jordão

Ducha de Prata proporciona um cenário incrível, sendo um dos pontos turísticos mais visitados em Campos do Jordão.

Ducha de Prata, em Campos do Jordão, é um dos destinos turísticos mais tradicionais da cidade, que combina a beleza das cachoeiras com a conveniência de estar dentro da cidade. O local recebe muitos visitantes interessados em ouvir o barulho relaxante das águas e tirar belas fotos.

Inclua o passeio em seu roteiro ao visitar Campos do Jordão e você será recompensado com lembranças inesquecíveis de um dos lugares mais belos de São Paulo.

Tudo sobre a Ducha de Prata em Campos do Jordão

Campos do Jordão, a “Suíça Brasileira”, é um dos destinos mais charmosos do estado de São Paulo, conhecido por suas paisagens deslumbrantes, clima ameno e arquitetura europeia. No meio dessa joia da Serra da Mantiqueira, encontra-se a Ducha de Prata, um dos pontos turísticos mais procurados da região.

Ducha de Prata é um conjunto de duchas artificiais formadas através do represamento do Ribeirão das Perdizes, é um dos pontos turísticos mais antigos da cidade de Campos do Jordão. O local é bem tradicional na cidade e encanta os visitantes com sua beleza e singularidade. No local você pode encontrar as seguintes atrações:

  • Cascata das águas prateadas: O espetáculo principal é a cascata que desce por grandes pedras, criando um ambiente mágico e refrescante. Você pode se aproximar da base da queda d’água e admirar toda a natureza ao redor.

  • Atividades: Na Ducha é possível se divertir em atividades como a tirolesa, arvorismo e arco e flecha, realizados próximo das copas das árvores, o que dá a oportunidade de curtir a paisagem de uma maneira diferente.

  • Mirantes panorâmicos: A Ducha de Prata oferece diversos mirantes com vistas espetaculares das montanhas e do vale, sendo um ótimo local para tirar fotos ​​e apreciar o pôr do sol.

  • Lojas de lembrancinhas e souvenirs: Ao redor da Ducha de Prata você encontrará lojinhas que vendem artesanato local, roupas de lã e objetos decorativos, perfeitos para levar uma lembrança de sua visita.

Como chegar na Ducha de Prata

O passeio é de fácil acesso, localizado a poucos minutos do Parque Capivari. O acesso pode ser feito de carro ou do trenzinho que sai do centro de Capivari e faz uma parada no local.

A entrada é gratuita e a atração é famosa pelas belas quedas d’água que podem ser admiradas e acessadas de vários ângulos em passarelas de madeira.

Origem do nome Ducha de Prata

Você deve estar curioso com o nome Ducha de Prata, não é mesmo? Ela recebe esse nome devido ao aspecto das águas que escorrem pelas pedras, lembrando a prata líquida ao se juntar ao brilho do sol.

De acordo com a história de moradores, o lugar costumava ser usado para o banho de antigos visitantes da cidade e hoje é um espaço de visitação com várias plataformas de madeira para andar entre as duchas, onde você pode tirar lindas fotos ou fazer trilhas.

Onde se hospedar em Campos do Jordão

Se você gostou desta atração, que tal escolher a sua hospedagem em Campos de Jordão?

Se você deseja unir as boas experiências que Campos do Jordão oferece a uma hospedagem inesquecível, a Pousada Villa Amistà é o lugar ideal para você.

Pousada Villa Amistà

A Pousada Villa Amistà é uma opção que proporciona muito aconchego aos visitantes de Campos do Jordão. Com ambientes elegantes e charmosos, repletos de conforto, um atendimento impecável e um café da manhã completo e muito elogiado pelos hóspedes, a Villa Amistà transmite o clima perfeito para seus dias de descanso e lazer na Suíça Brasileira.

Não deixe de conferir nossas acomodações, temos certeza que você vai encontrar romantismo, privacidade e o conforto que você merece para os seus dias por aqui. Vem, estamos  te esperando!

Rua Dr. Heitor Penteado, 177 – Vila Capivari, Campos do Jordão/SP

Reservas: (12) 3663-7227
E-mail: reservas@villaamista.com.br
Whatsapp: (12) 99723-7227

Foto destaque: Flickr/Divulgação.

You May Also Like