MARCÃO DA ACADEMIA

 

O vereador mais atuante de São José dos Campos

 

Marco Aurélio Simão Rodrigues, mais conhecido como Marcão da Academia, nasceu no dia 5 de abril de 1979 na cidade de São José dos Campos (SP). Empresário, entrou para a política, incentivado pelo pai, professor Ney Rodrigues, que foi suplente de Deputado Federal nas eleições de 1986, deixando inclusive o seu nome registrado na Constituição de 1988, e que implantou com a esposa, Sueli Simão, suas primeiras academias na cidade. O edil lembra a época da inauguração. “Meus pais montaram em 1982 as primeiras academias em São José dos Campos, a La Belle Center e a Ginastic Center, depois em 1985, o complexo esportivo La Belle Sport Center. Eu tinha três anos e cresci dentro da academia. Meu pai, que era professor de educação física, foi me direcionando em várias modalidades. Eu foquei mais no tênis e joguei dos 13 aos 18 anos, inclusive em quadra ao lado do Guga (Gustavo Kuerten), rodei o Brasil”.

Com 18 anos de idade, Marcão teve que tomar uma decisão importante. Continuar no tênis e jogar fora do país com bolsa de estudo ou parar e buscar outro direcionamento. Ele conta sua decisão. “Resolvi direcionar minha vida, fui para a faculdade de educação física e montei uma academia. Meu pai tinha aparelhos parados e com eles implantei a academia no Bosque dos Eucaliptos, um bairro em crescimento na época. E o nome foi dado pelo meu pai, valorizando meu nome, aí ficou Academia do Marcão, e nesse período também me dediquei ao levantamento de peso, conquistando o campeonato brasileiro”. Pontuou o vereador.

Trajetória Política

Com o trabalho na academia, Marcão percebeu a importância de ajudar as pessoas com atividades esportivas, com escolinhas de futebol e movimentos nos bairros. Foi quando o pai chamou a atenção para a política. “Aos 24 anos ele me incentivou a entrar na política e disse que ali eu poderia ajudar ainda mais as pessoas. Fui candidato e tive quase setecentos votos, mas não me elegi. Quatro anos depois, me candidatei de novo e obtive 1.206 votos, também não conseguindo me eleger. Só que o prefeito eleito, Eduardo Cury (PSDB) me chamou para a secretaria de esporte e levei para lá o paradesporto e as academias ao ar livre, onde criei o programa “Cidade em Movimento” com profissionais de educação física. Em 2010, instalamos oito academias com 16 mil atendimentos. Os bairros pediam academias”, destaca o vereador.

Em 2012, Marcão foi para mais uma eleição e saltou para 3.622 votos, mas não se elegeu, mesmo tendo mais votos do que oito vereadores que entraram. A persistência continuou e voltou a ser candidato em 2016, se elegendo com 3.125 votos e se reelegendo em 2020 com 4.470 votos, sendo atualmente líder do governo na Câmara Municipal, já tendo exercido a função de primeiro secretário da mesa em outras oportunidades.

Marcão que se destaca na área de esportes, surpreendentemente é um dos vereadores que têm mais projetos aprovados na área de saúde no município.

Um dos trabalhos que orgulha o vereador é estar na Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas com Autismo. “É um programa muito legal e criamos projetos neste sentido. Hoje, os Shoppings têm salas específicas para atender este público, inclusive há uma carteirinha de identificação do autista e a rede de inclusão do autista”, garante.

Outra boa notícia para São José dos Campos é a implantação de mais uma unidade física do Bom Prato no município e uma unidade móvel para atender os bairros. A solicitação partiu do vereador e foi atendida pelo governo do estado. “Desde 2020 eu tinha oficializado ao governo estadual este pedido. Mas, com a eleição do Felício Ramuth como vice-governador, essa reivindicação virou realidade”. Recorda o vereador.

O local da nova Unidade Física ainda será escolhida de acordo com o funcionamento da Unidade Móvel que contemplou o Bairro Dom Pedro I, no dia 30 de novembro de 2023, no estacionamento do Cras (Rua Edilson Sabino dos Santos, 181) até a divulgação do novo rodízio com previsão para março de 2024, na entrega de marmitex por apenas R$ 1, quando se deslocará para outra região, uma vez que a proposta é permanecer num determinado bairro durante três meses, quando será destacada para outra região, e assim sucessivamente até atender todas as regiões. Isso dará um norte para a implantação da Unidade Física que será escolhida de acordo com a real necessidade da região.

No final do ano passado realizou o “2º Troféu Professor Ney Rodrigues” em homenagem ao seu pai. Nunca em todos os tempos, a Câmara Municipal ficou tão lotada como nessa homenagem, quase mil pessoas compareceram ao evento, quando vários atletas atuantes em diversas modalidades esportivas, foram homenageados.

O vereador fala de um momento também muito emocionante em sua vida: “Foi quando no início do ano de 2021 na oficialização do nome do meu pai ao Teatrão da Vila Industrial que passou a denominar “Ginásio de Esportes Professor Ney Rodrigues” com a presença de familiares, amigos e políticos que acompanharam a trajetória daquele que fez muito pela nossa cidade, seja como professor de educação física, preparador físico e técnico do São José Esporte Clube e até nas suas atividades diárias como empresário”, desabafa Marcão.

Dependência Química

Faz questão de destacar, a visita do vice-governador Felício Ramuth em São José dos Campos na ocasião da apresentação do projeto Prevenir, que vem de encontro a uma iniciativa proposta pelo vereador. “Este é um espaço de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social que acabaram de sair de algum tratamento de dependência química ou para a família que está vivendo o problema. O local acolhe essas pessoas na Via Maria”.

Poliesportivo do Bosque dos Eucaliptos

A reforma do Centro Poliesportivo do Bosque dos Eucaliptos, na região sul continua a todo pique com investimento de R$ 2.762.934,46.

Entre as melhorias, o espaço vai ganhar novo prédio, cobertura da quadra, arquibancada e brinquedos inclusivos, um prédio mais amplo e moderno será construído para a prática de atividades físicas.  A quadra poliesportiva vai receber cobertura e arquibancada. Já o campo de futebol ficará de visual novo, com vestiários, nova arquibancada e redes de parar bolas. Também serão substituídos os portões de entrada e as cercas danificadas. E o parquinho infantil passará a ser inclusivo, com layout e brinquedos adaptados para crianças com deficiência, além de outros aparelhos. Haverá calçamento no entorno dos equipamentos esportivos, e os bebedouros serão substituídos por novos modelos.

Marcão mantém atuação diariamente junto a população, conhecendo e solucionando os problemas. Vale conhecer os seus projetos.

 

Projetos de Leis aprovados e implantados em nossa cidade de autoria do Vereador Marcão da Academia, entre outros:

PROGRAMA MEDICAMENTO NA MEDIDA

Este projeto de lei ajuda a pessoa a passar por atendimento no pronto socorro e UPAS nos finais de semana ou feriados, que possam retirar os medicamentos no local, não havendo necessidade de protelar o início do tratamento até a abertura da farmácia na UBS do bairro onde mora.

AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) ATÉ ÀS 19H.

Os horários de atendimentos dificultam o acesso por parte do cidadão que trabalham em horário comercial. Na prática muitos moradores acabam não conseguindo o atendimento, migrando para unidades de saúde de maior porte, como Unidades de Pronto Atendimento e Prontos Socorros de Hospitais.

PAGAMENTO DA PASSAGEM DO TRANSPORTE PÚBLICO COM CARTÃO DE DÉBITO E CRÉDITO

Implantação do pagamento da passagem do transporte público com pagamento do cartão de débito e crédito, aproximando no validador diretamente na catraca do veículo.

A expansão de tecnologias do transporte público, visa facilitar o dia a dia do usuário, possibilitando agilidade e praticidade.

 

Conheça ainda, entre outros…

PL 154/2018 – Lei 9.765/2018 – “Autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar um aplicativo para celular visando o agendamento, confirmação e cancelamento de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde;”.

PL 511/2021 – Lei 10.498/2022 – “Autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Formação do Paradesporto  no âmbito do Município e dá outras providências”.

PL 133/2019 – Lei 10.392/2021 – “Autoriza o Poder Executivo a fiscalizar a emissão de tuídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos motociclísticos fora das normas estabelecidas nesta lei, e dá outras providências”.

 PL 471/2021 – “Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Bom Prato Joseense, e dá outras providências.

 

Prestação de contas do segundo mandato até dezembro de 2023, em números:

Projeto de Lei – 196

Projeto de Decreto Legislativo – 10

Emendas – 39

Indicações – 2308

Requerimentos – 143

Ofícios – 1005

Moções – 12

 

O Vereador costuma publicar e enviar todas as semanas, um resumo de suas atividades aos seus eleitores por meio das redes sociais.

Vale conhecer todos os projetos do vereador Marcão da Academia. Acesse as redes sociais ou entre em contato.

 

 Fotos: Arquivo Pesssoal/Redes Sociais/Divulgação.

 

 

 

You May Also Like