CAMINHADA NO PARQUE DA CIDADE

 

Caminhada no Parque da Cidade une gerações em São José

 

Passeio desta sexta (17) fortaleceu os vínculos familiares, celebrou a vida e foi presente de aniversário para idosos e adolescentes – Foto: PMSJC.

A alegria, a vitalidade e a vontade de viver e se divertir dos frequentadores da Casa do Idoso Centro de São José dos Campos são tão grandes e contagiantes que convenceram até o sol a aparecer na manhã desta sexta-feira (17).

Após uma noite de quinta com chuva forte, a sexta amanheceu com tempo nublado e garoa. Mas foi só começar a caminhada dos idosos no Parque da Cidade que o Astro Rei despontou, iluminando e abrilhantando ainda mais o passeio promovido pela Prefeitura.

A caminhada pela paz, com todos os idosos vestindo branco, integra as programações especiais de férias das Casas do Idoso e as atividades da campanha Janeiro Branco, de conscientização e sensibilização sobre a importância da saúde mental e emocional.

Foi mais uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, para celebrar a vida e garantir saúde, lazer, socialização, bem-estar e felicidade aos munícipes com 60 anos ou mais.

Mais do que isto, o passeio desta sexta representou um encontro de gerações, como tem sido constante nas atividades das Casas do Idoso. Alguns frequentadores da unidade Centro aproveitaram as férias escolares e levaram seus netos para juntos, curtirem o lindo e inspirador cenário do Parque da Cidade.

Marina com os avós Vasconcellos e Dalvina: família sempre unida | Foto: PMSJC.

Diversão em família

O casal Dalvina Jansen Pereira de Vasconcellos, de 68 anos, e Antônio Bezerra de Vasconcellos, de 73 anos, frequenta a Casa do Idoso Centro há 3 anos. Na atividade externa promovida pela Prefeitura, estavam acompanhados por Marina de Vasconcellos Furtado, de 13 anos, a caçula de seus três netos.

Acostumados com os lindos cenários do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa em que nasceram e viveram durante muitos anos, Dalvina e Vasconcellos continuam empolgados com a beleza do Parque da Cidade, que consideram muito parecido com o Jardim Botânico do Rio, um dos principais cartões-postais do Brasil e do mundo.

“Como este parque é lindo. Passear em um local tão maravilhoso e ainda por cima com a nossa neta caçula é algo sensacional. Esta caminhada nos rejuvenesceu e nos dará energia para o ano todo”, afirmou Dalvina.

“São José dos Campos, Casa do Idoso e Parque da Cidade representam qualidade de vida. Como é bom iniciar o ano com uma caminhada como esta. A Prefeitura, através das Casas do idoso, sempre nos proporciona encontros intergeracionais e com a família”, disse Vasconcellos.

Já Marina, que está de férias na escola, comemorou mais uma oportunidade de conviver com os avós.

“É sempre muito bom passar um tempo com meus avós. Sempre que posso, estou com eles. O passeio em família no Parque da Cidade foi muito legal”.

À frente, Maria José e a neta Gabriela: amor sem fim /Foto: PMSJC.

Lição de vida

A estudante Gabriela dos Santos Lima deixou as praias e encantos mil da Cidade Maravilhosa para passar as férias com a avó Maria José Santos, de 86 anos.

Na próxima quarta-feira (22), ela completará 12 anos. Apesar da pouca idade, demonstra maturidade e já sabe valorizar o que mais importa na vida.

Ao ser indagada se o passeio desta sexta foi um presente antecipado de aniversário, deu uma lição de sabedoria, emocionando todos que estavam próximos e ouviram a resposta.

“Gosto de passear, gosto de caminhar e gostei do Parque da Cidade. Vim do Rio passar meu aniversário com minha avó. Este passeio é um presente, mas o maior presente é ter a minha vó na minha vida”.

Antes da caminhada, teve alongamento: cuidando do corpo e da mente /Foto: PMSJC

Paixão à primeira vista

Maria José, que também é carioca, veio morar em São José em 2020, ano em que eclodiu a pandemia da covid-19. Apaixonou-se por São José de imediato e já adotou a cidade no coração.

“Não vou mais embora de São José. Que cidade maravilhosa. Aqui vemos por todo lado qualidade de vida, educação e limpeza”, afirmou a aposentada.

“As Casas do Idoso são exemplos de qualidade de vida e excelência. Todos os estados do Brasil deveriam ter unidades como estas. É um privilégio desfrutar, aos 86 anos, de um passeio como o de hoje, que me garantiu um dia muito especial. Todos os idosos do Brasil deveriam ter a oportunidade de usufruir de atividades como esta”, completou.

Pausa para o café comunitário: hora para colocar o papo em dia /Foto: PMSJC.

Presente de aniversário

Se a adolescente Gabriela fará aniversário somente na próxima quarta (22), a aposentada Maria Antônia Santos Oliveira soprou velinhas nesta sexta, completando 71 anos junto com os amigos que conquistou na Casa do Idoso Centro ao chegar a São José no ano passado, vinda do Rio de Janeiro.

“É um grande presente de aniversário caminhar no Parque da Cidade com meus amigos e ainda conhecer novas pessoas. Foi um privilégio”.

Idosos posando para fotos à beira do lago: natureza exuberante /Foto: PMSJC.

Família é tudo

Dalvina, Vasconcellos, Marina, Gabriela, Maria José e Maria Antônia. Histórias que se cruzam, gerações que se unem, vida que é celebrada, valores que se perenizam.

Afinal, como resumiu a jornalista e apresentadora de TV norte-americana Oprah Winfrey, “família é onde a vida começa e o amor nunca termina”.

E, como disse o dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês George Bernard Shaw, “uma família feliz é como um paraíso antecipado”.

Se for em um cenário paradisíaco como o Parque da Cidade, melhor ainda.

Serviço

Programação de férias em janeiro

Horário de funcionamento: Das 8h às 17h. Fique atento aos dias de bailes, que acontecem das 18h às 21h

Casa do Idoso Centro

Endereço: Rua Euclides Miragaia, 508

Dia 17 (sexta-feira) das 18h às 21h: Baile noturno

Dia 21 (terça-feira) às 9h30: Gincana de Verão

Dia 23 (quinta-feira) às 14h15: Aula especial de dança cigana

Dia 28 (terça-feira) às 10h15: Atividade interdisciplinar de nutrição, artes e terapia ocupacional – Plantando saúde

Dia 29 (quarta-feira) às 9h15: Oficina de teatro com apresentação da peça “Acabou o Mês da Paz. E agora?”

Dia 29 (quarta-feira) das 9h às 14h: Estande de nutrição – Dia Mundial do Queijo

Dia 31 (sexta-feira) às 13h30: Cinema intergeracional com o filme “Encanto”

Casa do Idoso Sul

Endereço: Avenida Andrômeda, 2.601, no Bosque dos Eucaliptos

Dia 20 (segunda-feira) das 8h30 às 13h45: Roda de Conversa sobre alimentação saudável no verão

Dia 20 (segunda-feira) às 10h: Aulão especial de jogos adaptados para avós e netos

Dia 29 (quarta-feira) às 14h: Cine Pipoca com o filme “Os Goonies”, de 1985. Um clássico Infantil para matar a saudade

Dia 31 (sexta-feira) às 14h: Atividade intergeracional. Abracadabra! Dia Mundial dos Mágicos

Dia 31 (sexta-feira) das 18h às 21h: Baile noturno

Casa do Idoso Leste

Endereço: Rua Cidade de Washington, 164, no bairro Vista Verde

Dia 20 (segunda-feira) às 8h: Campanha Janeiro Branco (mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional) – Atividade com equipe multidisciplinar

Dia 21 (terça-feira) às 9h: Campanha Janeiro Branco – roda de conversa

Dia 24 (sexta-feira) às 8h: Atividade Externa na praça – Campanha Janeiro Branco (alongamento + caminhada)

Dia 24 (sexta-feira) das 18h às 21h: Baile noturno

Dia 29 (quartta-feira) às 13h30: Show de prêmios

Dia 30 (quinta-feira) às 9h: Show de mágica

Casa do Idoso Norte

Endereço: Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana

Dia 23 (quinta-feira) às 9h30: Atividade do Dia do Confeiteiro – Cozinha experimental – enroladinho e alho poró

Dia 24 (sexta-feira) às 13h30: Desafio Bossa Nova

Dia 27 (segunda-feira) às 9h30: Colônia de Férias.

 

*Texto: Cláudio Souza. Fotos: PMSJC/Divulgação.

You May Also Like