Feira da construção reúne 100 marcas expositoras em São José
A expectativa é de receber mais de 30 mil pessoas nos quatro dias de evento, de acordo com a organização da feira – Foto: Divulgação.
A 11ª edição da Feira Construvale, um dos eventos mais aguardados do setor de construção civil na região, terá início na próxima quinta-feira (21) em São José dos Campos.
O evento acontecerá nos pavilhões da antiga C&C, no Vale Sul Shopping, entre os dias 21 e 24 de novembro, das 10h às 22h.
Organizada pela Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), a Construvale 2024 promete ser um marco de inovações e oportunidades, com mais de 100 estandes de construtoras, entidades financeiras, fornecedores, empresas de arquitetura, infraestrutura, equipamentos pesados e soluções tecnológicas para o setor.
A realização da Construvale conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos. A administração municipal irá expor programas municipais e ações inovadoras e estará representada pelas secretarias de Inovação e Desenvolvimento Econômico e Urbanismo e Sustentabilidade.
Além da exposição de marcas renomadas, o evento terá uma Arena do Conhecimento, com palestras gratuitas. O espaço foi criado para atrair não somente quem já atua na área como também quem deseja conhecer o mercado, avaliar imóveis e ingressar no mercado da construção civil.
“A Construvale está de volta de forma inovadora: queremos surpreender o público com um volume recorde de expositores, oportunidades de negócios e conteúdos relevantes do setor. A expectativa é de receber mais de 30 mil pessoas nos quatro dias de evento”, afirma Maria Rita Singulano, a primeira mulher presidente da Aconvap.
Este ano, a grande novidade vai ser o espaço de podcast, com entrevistas ao vivo que serão transmitidas pelo canal da Aconvap no Youtube.
História da Construvale
Criada em 2005, a Construvale consolidou-se como a maior e mais importante feira da construção civil do interior de São Paulo, tendo como missão principal divulgar empreendimentos imobiliários com facilidades de financiamentos por bancos que também participam do evento.
Com sua volta em 2024, a feira promete não só atualizar a população como também ser uma plataforma estratégica de networking e novos negócios para engenheiros, arquitetos, fornecedores, autoridades governamentais e outros influentes do setor.
Serviço
Feira Construvale
Data: 21 a 24 de novembro de 2024
Horário: 10h às 22h
Local: Piso térreo do Vale Sul Shopping – antiga C&C
Av. Andrômeda, 227 – Jardim Satélite
Inscrições pelo site: feiraconstruvale.com.br
Prefeitura prorroga inscrições para o Conselho da Juventude
O Comjuv é um órgão permanente e consultivo para política municipal da juventude no município; Conexão Juventude realizado pela Prefeitura agrada público jovem – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos prorrogou o prazo de inscrição para os candidatos a membros do Conselho Municipal da Juventude, o Comjuv, compostos pela sociedade civil.
As inscrições para o Comjuv seguem abertas até o dia 30 de dezembro de 2024, conforme edital.
Os interessados em compor o Comjuv como representantes da comunidade deverão ter entre 16 anos e 29 anos, morar em São José dos Campos, preencher o formulário online e anexar alguns documentos pessoais.
COMJUV
Criado pela Lei nº 9.112 de 22 de abril de 2014, o Conselho Municipal da Juventude é um órgão permanente e consultivo que tem como finalidade o estabelecimento, acompanhamento e análise da política municipal da juventude no município.
O Comjuv é formado por 9 membros indicados pelo Poder Executivo; 12 representantes da sociedade civil organizada e 8 conselheiros da comunidade, com idades entre 16 e 29 anos.
Calendário
De 16/09/24 a 30/12/24
Período de inscrição no formulário online.
06/01/25
Homologação das candidaturas e publicação no Diário do Município e no Centro da Juventude
08/01/2025
Divulgação da eleição com data, horário e local
28/01/2025
Eleição com início às 10h00 e término às 17h
Apuração logo após o encerramento da eleição
30/01/25
Divulgação da lista dos candidatos eleitos no Centro da Juventude e publicação no Diário do Município
14/02/25
Data prevista para posse dos novos membros.
Prefeitura lança Operação Natal para reforçar segurança
A operação contará com turnos ampliados para acompanhar o horário estendido do comércio, funcionando inclusive nos finais de semana – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A partir do dia 15 de novembro, a Prefeitura de São José dos Campos dará início à Operação Natal, uma ação coordenada pelo Departamento de Fiscalização Municipal e pela GCM (Guarda Civil Municipal).
O objetivo é intensificar a segurança e a fiscalização, tanto no centro, quanto nos corredores de comércio nos bairros, dando maior segurança e tranquilidade para que os consumidores possam realizar suas compras. Entre os corredores comerciais nos bairros estão as avenidas Andrômeda, na região sul, e Rui Barbosa, região norte.
A ação será realizada em conjunto com a Polícia Militar e também vai reforçar a segurança e inibir o comércio ambulante clandestino, protegendo o direito dos consumidores de adquirir produtos com qualidade comprovada.
Com a aproximação da Black Friday e das festividades de final de ano, a operação contará com turnos ampliados para acompanhar o horário estendido do comércio, funcionando inclusive aos sábados e domingos.
Monitoramento inteligente
Além da ação efetiva nas ruas, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) monitora essas regiões 24 horas por dia. As câmeras inteligentes do CSI possuem tecnologia de reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos, veículos, detecção de movimento e tempo de permanência.
Com essas iniciativas, a Prefeitura reforça seu compromisso em oferecer um ambiente seguro e organizado, contribuindo para um final de ano mais tranquilo para comerciantes e consumidores.
Conselho Municipal de Assistência Social realiza capacitação
Os novos membros tomaram posse em junho último para mandato de dois anos, até junho de 2026 – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, capacitação para os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social e representantes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) de assistência social que atuam no município.
O curso será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte. Nos dois dias, a capacitação será das 8h às 14h.
As inscrições podem ser feitas através do link, da próxima segunda-feira (18) até o próximo dia 28 de novembro (quinta-feira) ou até se esgotarem as 200 vagas disponibilizadas pela Prefeitura.
Todos os participantes receberão certificados.
O objetivo é preparar os novos conselheiros, que tomaram posse em junho último para o biênio 2024-2026, e os representantes de OSCs de assistência social com palestras e aulas sobre o funcionamento do Conselho Municipal de Assistência Social e como os conselheiros podem ampliar as ações de apoio social para quem mais precisa.
O curso será ministrado pela professora doutora Eliana Aparecida Gonçalves Albonette, assistente social do Tribunal de Justiça de São Paulo há 33 anos.
O Conselho
O Conselho Municipal de Assistência Social possui 18 titulares e 18 suplentes, representantes da Prefeitura e de entidades da sociedade. O mandato é de dois anos, até junho de 2026.
É um espaço de participação democrática que realiza diversas ações, como o acompanhamento, avalição e a fiscalização das políticas de assistência social do munícipio.
O Conselho é uma instância deliberativa do Sistema Descentralizado e Participativo de Assistência Social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.
Dentre suas atribuições, estão exercer a orientação e controle do Fundo Municipal de Assistência Social, aprovar a política municipal de Assistência Social, aprovar o Plano Municipal de Assistência Social e inscrever e fiscalizar as Entidades e organizações de Assistência Social no âmbito do município.
Operação São José Unida captura procurados pela Justiça
Equipes das forças de segurança de São José realizaram operação especial nas regiões centro-oeste e norte – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
As forças integradas do programa São José Unida realizaram nesta quarta-feira (13) a Operação Impacto nas regiões norte e centro de São José dos Campos. A ação resultou na captura de dois procurados pela Justiça e na detenção de outras duas pessoas por flagrantes de tráfico de entorpecentes.
Foram fiscalizados 65 veículos, 13 motocicletas e abordadas 46 pessoas durante a operação.
A ação começou às 14h30 na Avenida Olivo Gomes, próximo ao Parque da Cidade, na região norte, e contou com equipes da Prefeitura, GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil e Polícia Militar, através da Força Tática, Rocam, 3º BAEP, Grupamento Aéreo, Dejem e Atividade Delegada. Também houve a participação de agentes da Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária Estadual, com apoio da cavalaria e canil da corporação. As ações foram encerradas às 22h30.
O objetivo das operações integradas é aumentar a segurança e tranquilidade da população por meio de ações de combate ao crime. São realizados direcionamentos estratégicos no combate ao tráfico de drogas, recaptura de procurados pela Justiça, procura por suspeitos de furto e roubo, bem como fiscalização de trânsito e em estabelecimentos comerciais.
Saldo da operação:
-
2 Procurados da Justiça capturados
-
2 flagrantes de tráfico de entorpecentes
-
46 pessoas abordadas
-
65 carros fiscalizados
-
13 motocicletas fiscalizadas
-
25 autuações de trânsito
-
2 veículos recolhidos
-
6 bares fiscalizados
-
3 propriedades rurais fiscalizadas
-
1 termo de vistoria ambiental
Laboratório de Estruturas Leves comemora 10 anos no PIT
Laboratório do IPT ocupa área de 4.500 m2 no Parque de Inovação; evento reuniu autoridades em comemoração aos 10 anos da estrutura – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Laboratório de Estruturas Leves do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) comemorou nesta terça-feira (12) 10 anos de serviços prestados. O laboratório está localizado no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos e possui infraestrutura de última geração e uma equipe altamente capacitada.
Estiveram presentes no evento realizado no PIT, o vice-governador, Felicio Ramuth, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o presidente do IPT, Anderson Correia, ex-reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), entre outras autoridades.
Em sua fala, o vice-governador destacou a vocação tecnológica de São José dos Campos e a importância do laboratório para atração de novos empreendimentos para a cidade.
“São José tem uma importância no cenário mundial quando se fala em desenvolvimento tecnológico e isso vem sendo construído há décadas com o envolvimento de instituições como ITA, DCTA, Embraer e muitas outras. O PIT faz parte desse novo ciclo e está construindo o hoje e também o nosso futuro”, afirmou Felicio Ramuth.
O Laboratório de Estruturas Leves, conhecido por sua atuação multissetorial e pela parceria com grandes indústrias como a Embraer, Petrobras, Iochpe-Maxion, entre outros.
Desde sua apresentação em 2014, o laboratório tem contribuído para o avanço de projetos de mobilidade, petróleo e gás e, mais recentemente, para a área de tecnologias assistivas, oferecendo soluções customizadas e desenvolvendo tecnologias de ponta.
Nesses dez anos, o laboratório realizou 38 projetos, com investimento total de R$ 51 milhões, trazendo inovações que colaboraram com setores essenciais da economia.
Novo laboratório do Ipem-SP
No último dia 7 de novembro, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) inaugurou o espaço do seu novo Laboratório de Infraestrutura da Qualidade, também no PIT.
O novo laboratório tem como objetivo fortalecer a proximidade entre instituições que oferecem soluções de infraestrutura da qualidade e empresas, bem como seus desenvolvedores.
A iniciativa busca proporcionar uma base de apoio para o desenvolvimento de soluções em setores diversos da indústria, tecnologia e inovação.
Patrulha Maria da Penha participa de atividades na Revap
Além do trabalho ativo, a Patrulha Maria da Penha também tem ações educativas e de prevenção – Foto: Divulgação.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), da Revap, contou com a participação da equipe especializada da GCM – Patrulha Maria da Penha, nesta quinta-feira (8), nas imediações da Refinaria Henrique Lage, na região leste da cidade.
Com o tema “Confiança é Fundamental”, a programação teve palestras, treinamentos, aula de defesa pessoal feminina, entretenimento, atividades de bem-estar e esportivas e ainda uma apresentação da Patrulha Maria da Penha sobre relação saudável no trabalho, tipos de violência contra a mulher, como pedir ajuda, entre outros assuntos.
Na plateia, homens e mulheres da instituição interagiram e tiraram dúvidas pertinentes ao tema.
Patrulha Maria da Penha
Desde o início do programa em 2019, mais de 700 mulheres em situação de violência doméstica foram atendidas. O programa incorporou dispositivos de emergência, como rastreadores, que, ao serem acionados em casos de quebra da medida protetiva, enviam a informação para a central do CSI. Nessas situações, um agente é imediatamente deslocado para o atendimento.
Além disso, a GCM disponibiliza um número de WhatsApp e o aplicativo “153 Cidadão” para apoio. Foi desenvolvida uma cartilha explicativa em parceria com a Delegacia da Mulher, a Vara da Violência Doméstica e Familiar, e a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que é distribuída na rede de atendimento público municipal.
Denúncias
As denúncias também podem ser feitas por terceiros aos órgãos competentes:
-
Central de Atendimento à Mulher – Disque 180: Funciona 24 horas por dia e atende em todo o Brasil. É gratuito e pode ser acionado para denúncias, orientações e encaminhamentos.
-
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): Presente em São José dos Campos, atende mulheres vítimas de violência e têm profissionais capacitados para lidar com esses casos.
-
Guarda Civil Municipal – 153: Em situações de emergência ou flagrante, a GCM pode ser acionada pelo 153.
-
Polícia Militar – Disque 190: Em situações de emergência ou flagrante, a polícia pode ser acionada pelo 190.
-
Ministério Público e Defensoria Pública: Oferecem apoio jurídico para as vítimas, principalmente em casos que necessitem de medidas protetivas ou acompanhamento judicial.
Defesa Civil participa de workshop sobre Desastres Geológicos
O encontro que aconteceu nesta semana reuniu alguns dos principais especialistas do país – Foto: Divulgação.
Ações e Soluções para Áreas de Risco, foi o tema do 3º Workshop de Desastres Geológicos-Geotécnicos realizado no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos, nesta quarta e quinta (dias 6 e 7). A Defesa Civil do município, ligada à Secretaria de Proteção ao Cidadão, participou do encontro.
Na ocasião, a unidade compartilhou informações importantes sobre o plano de contingência do município, monitoramento por meio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e estações meteorológicas; além de relatos sobre o apoio prestado a outras cidades em situações de emergência.
Promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), o workshop reuniu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Defesa Civil e do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Também estiveram presentes ao evento engenheiros geotécnicos, geólogos, gestores públicos, concessionárias de serviços públicos, empresas fornecedoras de equipamentos e insumos utilizados em obras geotécnicas, como a contenção de encostas.
Soluções
“Procuramos oferecer soluções para prevenir ou, ao menos, reduzir a escala de desastres naturais na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, evitando perda de vidas, moradias e enormes prejuízos a profissionais e empresas”, destacou Ilan Gotlied, presidente do Núcleo Regional São Paulo da ABMS.
Foram palestrantes: o geólogo Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, diretor da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Harideva Marturano Egas, pesquisadora do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Marcelo Fisher Gramani, tecnologista em Geodinâmica do CEMADEN, e Luiz Antonio Bressani, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O encontro terminou com uma mesa de debate coordenada pelo presidente da ABMS, Roberto Quental Coutinho.
Inscrição para estágio na Prefeitura começa nesta quarta e vai até dia 13
Estagiárias de direito no Paço Municipal: curso tem 30 vagas no total – Foto: PMSJC.
Começou nesta quarta-feira (6) o período de inscrições para as 264 vagas para estagiários abertas pela Prefeitura de São José dos Campos. O prazo termina no dia 13, às 12h, e as oportunidades são para preenchimento e cadastro de reserva.
Podem participar alunos do ensino superior, técnico e médio. Os candidatos ao estágio devem se inscrever exclusivamente no portal do Ciee, onde está disponível o edital do processo seletivo. Após finalizar a inscrição, os interessados podem realizar a prova online, que deve ser feita também até as 2h do dia 13.
A publicação da lista de classificação definitiva, do gabarito e das respostas aos recursos ocorrerá no dia 10 de janeiro. Os aprovados serão chamados conforme a disponibilidade de vagas.
A remuneração mensal varia de R$ 459,13 a R$ 991,71, conforme o nível escolar e a carga horária semanal. Além da bolsa-auxílio, os estagiários recebem transporte e vale de alimentação gratuitos.
Bolsa
Nível |
Carga horária |
Valor |
Superior |
30 horas |
R$ 991,71 |
20 horas |
R$ 661,15 |
|
Técnico e médio |
30 horas |
R$ 688,71 |
20 horas |
R$ 459,13 |
Vagas
Curso, período letivo e número de vagas por nível de escolaridade
Superior
Administração e afins |
A partir do 1° semestre |
50 |
Arquitetura e urbanismo |
A partir do 1° semestre |
2 |
Biologia ou química (licenciatura) |
A partir do 1° semestre |
1 |
Ciências biológicas |
A partir do 3° semestre |
1 |
Ciências contábeis |
A partir do 1° semestre |
5 |
Ciências da computação e afins |
A partir do 1° semestre |
10 |
Direito |
1º ano ao 3º ano |
20 |
Direito |
4º ano e 5º ano |
10 |
Educação física (bacharel) |
A partir do 6º semestre |
1 |
Engenharia ambiental |
A partir do 5º semestre |
1 |
Engenharia civil |
A partir do 1° semestre |
1 |
Engenharia elétrica e afins |
A partir do 1° semestre |
1 |
Física ou matemática (licenciatura) |
A partir do 1° semestre |
1 |
Jornalismo |
A partir do 1° semestre |
1 |
Pedagogia (região centro) |
A partir do 1° semestre |
20 |
Pedagogia (região leste) |
A partir do 1° semestre |
20 |
Pedagogia (região norte) |
A partir do 1° semestre |
20 |
Pedagogia (região oeste) |
A partir do 1° semestre |
20 |
Pedagogia (região sudeste) |
A partir do 1° semestre |
20 |
Pedagogia (região sul) |
A partir do 1° semestre |
20 |
Pedagogia (São Francisco Xavier) |
A partir do 1° semestre |
5 |
Publicidade e propaganda e afins |
A partir do 1° semestre |
1 |
Tecnologia em logística |
A partir do 1° semestre |
1 |
Técnico
Administração |
A partir do 1° semestre |
15 |
Informática |
A partir do 1° semestre |
5 |
Segurança do trabalho |
A partir do 1° semestre |
1 |
Médio
Ensino médio |
A partir do 1° ano |
10 |
Ensino médio (São Francisco Xavier) |
A partir do 1° ano |
1 |
Barro Preto entrega documentos para processo de regularização
Equipe atende moradores do próprio núcleo da região sudeste – Foto: PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta (6) e quinta-feira (7) a coleta de documentos no Barro Preto, na região sudeste. Essa ação faz parte do processo de regularização fundiária do núcleo, localizado no Putim, ao lado do Jardim do Lago.
Durante o mutirão, os proprietários serão atendidos na Travessa Um, 30, que é uma entrada entre os números 4091 e 4081 da Avenida Glaudiston de Oliveira. Na reunião, as equipes orientam os moradores sobre os passos do processo, a área a ser regularizada e cronograma de trabalho.
Atendimento pela equipe da Prefeitura | Foto: PMSJC.
É necessário levar cópias de contratos de compra e venda do imóvel (todos), do RG e CPF dos adquirentes, da certidão de casamento (se separados, com averbação e partilha de bens, se houver) ou de nascimento (solteiros) e óbito (no caso de viúvos), dos comprovantes de endereço para correspondência e de tempo de moradia.
Moradores elogiaram a iniciativa da Prefeitura. “Estou muito feliz com o início da regularização do nosso loteamento”, disse Quitéria Alves Figueiredo, uma das líderes da comunidade.
Quitéria em frente ao local de atendimento | Foto: PMSJC.
Inclusão
A regularização fundiária dos imóveis permite o reconhecimento da propriedade, a integração das áreas à municipalidade, inclusão dos lotes nos cadastros municipais e criação de espaços públicos destinados ao uso da população. Com isso, as famílias ganham segurança jurídica e mais qualidade de vida.
Depois de concluído todo o processo, a Prefeitura poderá executar obras de infraestrutura – água, esgoto, iluminação, drenagem e pavimentação. Além disso, a oficialização das vias permitirá o atendimento do serviço de correio.
Proprietários serão atendidos na Travessa Um | Foto: PMSJC
São José sedia 26ª edição de competição de aerodesign
Equipes durante a competição de aerodesign realizado no DCTA, em São José – Foto: Divulgação.
A 26ª edição do campeonato de aerodesign organizado pela SAE Brasil reuniu mais de mil estudantes de engenharia em São José dos Campos no final de semana de competições.
O torneio teve duração de quatro dias e contou o apoio institucional da Prefeitura.
De acordo com a SAE Brasil, o projeto aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Nessa edição, o campeonato aconteceu no campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Os trabalhos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos. Para isso, são utilizados regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como: a redução de peso através de otimização estrutural e a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.
Além das competições entre as equipes, o 26º aerodesign contou com painéis temáticos e palestras de representantes da Embraer, Boeing e Xmobots.
O torneio foi divido em três categorias, que são chamadas de classes: micro, advanced e regular.
Veja os resultados:
Classe Micro
1 – EESC USP Bravo
2 – Trem Ki Voa
3 – Micro Raptor
Classe Advanced
1 – Adelphi
2 – U-FLY
3 – Urutau
Classe Regular
1 – Axé Fly
2 – EESC USP Alpha
3 – F-Carranca
Procon orienta consumidores sobre empresa de turismo
Sede do Procon no centro da cidade, onde consumidor pode obter informações e orientações sobre a empresa – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
O Procon de São José dos Campos vem orientando consumidores que foram prejudicados pela empresa Melhores Destinos Turismo que façam Boletim de Ocorrência Policial e acionem o Poder Judiciário para tentarem ser ressarcidos.
O órgão tem recebido reiteradas reclamações envolvendo a empresa, mas não consegue notificá-la devido a frequentes alterações feitas no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), como alterações de atividade e endereço.
Em recente tentativa de fiscalização do Procon no último endereço da empresa, a informação obtida na portaria do prédio foi de que a Melhores Destinos Turismo jamais funcionou no local.
O Procon espera que haja uma investigação do Ministério Público, que já foi notificado sobre o problema, da Polícia Civil e do Poder Judiciário, para que os fatos sejam criteriosamente apurados.
-
Procon de SJC
-
Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas
-
151 ou (12) 3909-1440
-
sjc.sp.gov.br
Piscina do Morumbi: Instalação da cobertura está em fase final
Localizada no Centro Esrpotivo do bairro, é a primeira piscina pública do município a receber tal estrutura – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
As obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão quase concluídas.
Com 25 metros de comprimento, 12 de largura e 1,15 de profundidade, a piscina será toda coberta por uma estrutura de 16 módulos que abrem e fecham de acordo com a necessidade diária.
Assim, mesmo com chuva ou tempo frio, as atividades não precisarão ser interrompidas, tornando o local mais moderno e agradável para a população em todas as estações do ano. Em dias ensolarados, a cobertura pode ser retraída para uma experiência ao ar livre.
Cobertura recolhida para aproveitar os dias de sol e calor | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Executada pela empresa DFA Construções e Engenharia Ltda-ME, a estrutura modular é a maior do país, com 32 metros de comprimento e 18 de largura.
Conhecida como cobertura telescópica, a novidade traz uma série de benefícios, como a pintura eletrostática, que resiste a desgastes naturais e reduz os custos de manutenção,
Além de ser leve e fácil de operar, a tecnologia se destaca pela sustentabilidade, uma vez que é feita de alumínio, material 100% reciclável, e a pintura eletrostática dispensa o uso de solventes prejudiciais ao meio ambiente.
A previsão de entrega da obra é ainda para este mês de novembro, ficando disponível para o lazer dos munícipes na temporada 2024/25 do Projeto Verão.
Durante a temporada 2023/24, a unidade foi a que recebeu o maior número de pessoas entre as 12 piscinas públicas abertas para o lazer da comunidade, com um total de 7.911 atendimentos.
A piscina conta também com acesso para cadeirantes, para que o público PCD se divirta com segurança.
Com mais de 11 metros de extensão, rampa garante inclusão e acessibilidade | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Projeto Verão
As piscinas públicas de São José dos Campos já estão abertas para o lazer da comunidade nos finais de semana e feriados, das 12h às 18h.
Para agilizar o acesso dos frequentadores, as inscrições devem ser feitas gratuitamente pelo aplicativo Lazer SJC.
No momento, 10 piscinas estão abertas, localizadas nos bairros Alto da Ponte, Altos de Santana, Eugênio de Melo, Jardim Cerejeiras, Jardim Satélite, Vila Letônia, Vila Maria, Vila Tesouro, Jardim da Granja e São Judas Tadeu.
As piscinas do Parque Industrial e Vila Industrial abrem a partir de 7 de dezembro.
A temporada 2024/2025 do Projeto Verão começou no dia 12 de outubro e prossegue até 30 de março do ano que vem. Clique aqui e confira os endereços das piscinas e mais informações.
Todas as idades se refrescam no Projeto Verão | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Mais de 80 espaços públicos recebem iluminação LED
A cidade já conta com modernização da iluminação em 100% das vias públicas urbanas e rurais – Foto: Adenir Britto/PMSJC.
A Prefeitura de São José dos Campos concluiu mais uma etapa da instalação de iluminação de LED em diferentes praças, áreas verdes, pistas de caminhadas, academias ao ar livre, ciclovias e viadutos.
Mais de 80 espaços públicos receberam a melhoria neste ano, beneficiando 56 bairros de vários bairros da cidade, além dos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.
A modernização do sistema de iluminação ornamental visa a qualidade de vida da população que frequenta os espaços públicos, uma vez que aumenta a luminosidade, proporcionando mais segurança.
O sistema também gera economia com maior durabilidade do material e gastos menores, além de ser uma prática sustentável.
A cidade já conta com modernização da iluminação em 100% das vias públicas urbanas e rurais, devendo receber novos investimentos para a instalação de LED em outros espaços públicos.
A modernização do sistema visa mais qualidade de vida e segurança para a população | Foto: Prefeitura SJC.
Guardas Municipais completam 80 horas de estágio em novembro
A grade curricular de 80 horas do Estágio de Qualificação Profissional, realizado anualmente, inclui aulas práticas e teóricas – Foto: Divulgação.
O efetivo de 326 guardas municipais da Prefeitura de São José dos Campos completará, em novembro, 80 horas de Estágio de Qualificação Profissional (EQP). O procedimento é obrigatório por lei federal e ocorre anualmente, sob coordenação da Academia da GCM (Guarda Civil Municipal), ligada à Secretaria de Proteção ao Cidadão.
Instalada na nova sede da secretaria, na Vila Industrial, a academia está equipada com salas de aula, centro de condicionamento físico e espaço para aulas de defesa pessoal. As práticas de tiro são realizadas no estande localizado na região norte, completando a formação técnica da corporação.
A nova academia totalmente equipada fica na sede da Sepac, na Vila Industrial/Foto: Divulgação.
Formação
A Academia da GCM também é responsável pela formação dos guardas municipais, principalmente os iniciantes, que passam por uma capacitação completa de 720 horas, com aulas teóricas e práticas, além de condicionamento físico e pessoal.
Entre 2018 e 2024, o treinamento envolveu 170 novos agentes e outros 40 aprovados no último concurso deverão passar pelo processo.
A partir da Lei 658 de 2022, a Guarda Municipal de São José dos Campos, referência em todo o Estado de São Paulo, passou a contribuir com a formação e habilitação para o porte de armas de fogo de guardas municipais de outras cidades, como Caraguatatuba, Ubatuba, Lorena e Cruzeiro. Ao total 200 guardas de outros municípios já passaram pela formação e habilitação.
A Prefeitura investe em equipamentos, armamentos e tecnologias para a GCM | Foto: Divulgação.
Conteúdo
A formação é revista anualmente e engloba aulas de primeiros socorros, violência doméstica, abordagem policial, gestão de conflitos, ética e postura profissional, uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, prática de tiro em estande, entre outras.
Além disso, agentes da Fiscalização de Posturas Municipais – área que também é ligada à SEPAC – oferecem instruções sobre a nova legislação, visando maior agilidade e eficácia no monitoramento e aplicação de penalidades aos infratores.
Investimentos
Os investimentos da Prefeitura em armamentos, equipamentos e novas tecnologias para a GCM somam mais de R$ 2,4 milhões nos últimos 4 anos. A frota atual da corporação inclui 31 veículos (23 elétricos), 20 motocicletas, 2 bases móveis, 3 micro-ônibus e 12 bicicletas para patrulhamento especializado.
Obra de drenagem vai melhorar vazão na galeria da Rui Barbosa
Trecho beneficiado fica entre a Travessa Constantino Pintus e Rua Tuiuti – Foto: Divulgação.
A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar a galeria de águas pluviais da Avenida Rui Barbosa, no trecho entre a Travessa Constantino Pintos e Rua Tuiuti, em Santana. Após a assinatura da ordem de serviço, na segunda-feira (4), a empresa contratada, Sanvale, vai realizar os trabalhos iniciais, que incluem a montagem do canteiro de obras, mobilização de equipamentos e pessoal e confecção das placas de advertência para sinalização viária.
Com valor de R$ 705.500, a obra visa melhorar o escoamento e a capacidade de captação das águas na região norte. O prazo para conclusão dos serviços é de 3 meses.
Durante esse período, a via estará bloqueada parcialmente para execução da galeria, com trânsito no trecho em apenas uma faixa. Serão adotadas medidas para minimizar os impactos no tráfego local e garantir a segurança de pedestres e motoristas.
A intervenção inclui a modernização da galeria existente para assegurar o escoamento mais eficaz da água e reduzir a ocorrência de pontos de alagamento na área. A nova estrutura será integrada ao sistema já instalado na Rua Tuiuti, ampliando o alcance e a capacidade da rede de drenagem.
Além disso, a interligação permitirá que o sistema funcione de maneira mais eficiente. Isso vai proporcionar maior segurança à comunidade e minimizar riscos de acúmulo de água nos períodos de chuva intensa.
O constante aprimoramento dos sistemas de drenagem urbana tem o objetivo de atender a demanda crescente e oferecer segurança e proteção contra enchentes. Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a resiliência da infraestrutura, elevar a qualidade de vida dos cidadãos e preparar a cidade para os desafios climáticos.