Eleições 2024: mulheres são 17% das eleitas nas maiores cidades do Vale
De cada 10 vereadores eleitos nos maiores colégios eleitorais do Vale do Paraíba, apenas dois são mulheres; A proporção é muito baixa para o público feminino nas principais Câmaras Municipais da região.
O levantamento contempla os eleitos nas 10 maiores cidades do Vale: São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Caçapava, Ubatuba, Lorena e São Sebastião.
De um total de 140 vereadores eleitos neste domingo nesses municípios, 116 são homens, o que representa a esmagadora maioria de 82,85% dos representantes. As mulheres somam 24 entre os eleitos – 17,15% do total.
Em São José dos Campos, dos 21 eleitos, 19 são homens e apenas duas mulheres, Amélia Naomi (campeã de votos) e Juliana Fraga, ambas do PT e que foram reeleitas. Portanto, não há nenhuma vereadora estreante no Legislativo da cidade.
Taubaté conta com 16 homens e três mulheres para um total de 19 vereadores. A bancada feminina é composta por Talita Cadeirante (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos), ambas reeleitas, e uma novidade: Zelinda Pastora (PRD).
A vereadora reeleita Maria Amélia (PSDB) é a única representante feminina na Câmara de Jacareí. Doze homens foram eleitos para o total de 13 vereadores.
A maior paridade entre os sexos está na Câmara de Caçapava, que conta com 11 vereadores. Foram eleitos seis homens e cinco mulheres. Já em Ubatuba, dos 10 vereadores, apenas uma mulher foi eleita.
Cidades e a proporção entre homens e mulheres na Câmara: