O Sicoob Cressem foi criado no dia 25 de julho de 1984 por um grupo de 27 pessoas, com a missão de auxiliar financeiramente os servidores públicos municipais de São José dos Campos.
Atualmente, a cooperativa possui mais de 11 mil cooperados e é formada por servidores das Prefeituras e funcionários das instituições e fundações que integram o poder público de oito cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: São José dos Campos, Caçapava, Campos do Jordão, Cruzeiro, Ilhabela, Jacareí, Santo Antônio do Pinhal e Ubatuba.
O Sicoob Cressem está sempre em busca de oferecer uma gama cada vez maior de serviços. A diversidade, quantidade e qualidade de produtos ofertados tornam-se um diferencial da cooperativa, fidelizando o cooperado e cumprindo seu papel de buscar o desenvolvimento coletivo.
Os sete princípios básicos do Cooperativismo
- Adesão voluntária e livre – As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas.
- Gestão democrática e livre – As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes. Nas cooperativas de primeiro grau os membros têm igual direito de voto (um membro, um voto); nas cooperativas de grau superior a organização também é democrática.
III. Participação econômica dos membros – Os membros contribuem equitativamente para a formação do capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado como condição de sua adesão. Os membros destinam os excedentes a uma ou mais das seguintes finalidades: desenvolvimento das suas cooperativas, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais, pelos menos será, indivisível; benefício aos membros na proporção das suas transações com a cooperativa; apoio a outras atividades aprovadas pelos membros.
- Autonomia e independência – As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações – incluindo instituições públicas – ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da sociedade.
- Educação, formação e informação – As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente para o desenvolvimento do grupo. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
- Intercooperação – As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
VII. Interesse pela comunidade – As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos cooperados.
No Sicoob Cressem o resultado também é seu!
Em 2019, a nossa Cooperativa obteve grandes resultados. Mas nossa maior conquista mesmo é saber que, com muita dedicação, trabalho em equipe e cooperação, fizemos a diferença na vida de mais de 11,4 mil cooperados da RMVale.
Na cooperativa somos donos do nosso negócio participando dos resultados e por isso, chegou a hora de dividir com você toda essa conquista! As sobras são os resultados do exercício anual da cooperativa, sendo a parte que cabe a cada associado proporcional às suas movimentações financeiras de conta corrente e aplicações, seguindo os critérios de distribuição deliberados na Assembleia Geral Ordinária, anualmente.
Neste ano, 40% das sobras serão destinadas para crédito em conta corrente e 60% serão incorporados ao capital. Os correntistas do Sicoob Cressem terão as sobras creditadas até o dia 08/07.
Para quem não é correntista da agência Sicoob Cressem, será preciso informar os dados bancários para crédito até o dia 24/07, para que o mesmo seja efetivado no dia 31/07. Os não-correntistas que não informarem os dados bancários até dia 24/07, terão as suas sobras incorporadas ao capital.
Ser cooperado é, além de receber as sobras, estar cercado de diferenciais que envolvem uma filosofia mais humana e sustentável à gestão democrática. É poder contar com a sua Cooperativa em momentos de dificuldade financeira ou perceber o desenvolvimento da comunidade através dos recursos reinvestidos aqui. É ser atendido por quem conhece suas necessidades e sabe o que você, cooperado, precisa.
Já conferiu quanto você recebeu?! Acesse os canais de atendimento pelo SicoobNet, ou o aplicativo do celular e aproveite mais essa facilidade que só o Sicoob Cressem traz para você.
Acesse a área do associado e confira seu extrato.
Centro de convivência
O Centro de Convivência Sicoob Cressem é um espaço criado para promover o convívio e a integração dos cooperados e de seus dependentes.
Oferecendo atividades e serviços de cunho cultural, educativo e recreativo. Promovendo para todos cooperados: Oficinas de artesanato, atividades culturais e profissionalizantes.
Lá você frequenta cursos com valores bem mais baixos que em outras instituições, pois não visam lucro; além de contar com excelentes professores e com vários horários de cursos inclusive no período da noite.
Regra para inscrição do titular: documento com foto, matrícula do titular e para os dependentes serão necessários documento com foto do titular; matrícula do titular e documento com foto do dependente. O Centro de Convivência está localizado na Rua Henrique Dias, 1045 no Monte Castelo em São José dos Campos. Mais informações (12) 3904-9555, (12) 99783-1188 – Whatsapp e social@sicoobcressem.com.br
Exposição 2020
O ano passado foi difícil com Pandemia, isolamento social, crise …
Mas não ficamos paradas em casa, pois a COVID 19, não atingiu nossa criatividade, e nossos professores se desdobraram, conhecendo as plataformas digitais, e dando continuidade no trabalho on line. Em nenhum momento deixaram de criar durante essa crise que assola o mundo.
Conheça a diretoria do SICOOB CRESCEM
Conselho de Administração – Paulo Sérgio Alciprete; Sidney Ribeiro de Paulo, Keina Mendes Leite Passos, Carlos Marcelo Oliveira, orival Custódio dos Santos, Francisco Sato, Aristides José Colla Francisco, Marco Antônio Camargo e Benedito Sérgio Teixeira. Diretoria Executiva: Diretor Presidente José Carlos de Oliveira, Diretor Financeiro Tiago Ferreira Teixeira. Diretor Operacional Paulo de Tarso dos Santos Cunha. Conselho Fiscal: Coordenador Cristiane Aparecida Claudino Lobo. Efetivos Eder Vanderson Felício, Rita de Cassia Santos Correa. Suplentes Ana Maria Ferri da Costa Lopes, Miriam Nakamura e Sidnei Moisés Ferreira.